A Digitalização da Vivência Jurídica

Há tempos sou um ferrenho defensor da total digitalização da vivência juridica, tanto na seara educacional, como na efetiva militância. Desde 2002, início do meu bacharelado em direito, passando pelas minhas aulas de especialização, LL.M e pós-graduação, utilizo smartphones e laptops para apontamentos e agendamento de compromisso. Também desde os tempos de estagiário, venho travando batalhas argumentativas com outros advogados sobre as vantagens da virtualização da prática advocatícia.

Certamente, ainda estamos limitados pela lenta modernização do Poder Judiciário, que só agora inicia a adoção do processo digital. De qualquer forma, nada impede que escritórios de advocacia e profissionais liberais modernizem sua prática e abandonem, sempre que possível, o papel. Agendas, pastas processuais e documentos em caixas de papelão são itens anacrônicos, deslocados e desgraçados quando comparados ao momento histórico, tecnológico e ambiental que vivenciamos.

Não há nada melhor do que mandar tudo para nuvem! Processos, documentos, prazos e compromissos estarão sempre disponíveis para acesso, tornando sua prática mais moderna, dinâmica, ágil e eficiente. A minha experiência com tecnologia é recompensadora e, ainda que isto em um primero momento possa provocar desconfiança, seja própria ou alheia, em breve você, seus colegas e clientes notarão os benefícios da irrestrita virtualização.

Evidentemente, no caso de documentos e processos sensíveis, será necessário algum investimento na parte de TI visando ampliar a segurança no acesso aos dados. De qualquer forma, uma vez tomadas as precauções cabíveis, fico muito mais tranquilo com um documento digital sigiloso criptografado do que com a mesma informação guardada em algum arquivo de escritorio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: