Google Apps

Estou iniciando os testes do Google Apps em meu escritório. Inicialmente, vamos utilizar o Google Calendar e o Google Docs, fazendo um link destes serviços ao nosso domínio através do painel de controle do Apps. Desta forma, será possivel o acesso através de agenda.domínio.com.br ou docs.domínio.com.br, ao invés do confuso endereço fornecido pelo Google.

Já comentamos a respeito do Google Calendar aqui, e sou grande fã deste serviço. A vantagem de utilizá-lo através do Apps é a maior facilidade de compartilhamento e acesso dos funcionários, já que o login se dá com o email corporativo e a url é customizável como dito acima. As agendas compartilhadas são fundamentais em um escritório de advocacia, na medida que é possível controlar com facilidade tarefas delegadas e prazos de colegas eventualmente faltantes.

Com relação ao Docs, acredito que ainda não esteja no mesmo patamar do Calendar. Minha idéia inicialmente é utilizá-lo como uma ferramenta de colaboração e organização de todas as peças do escritório, aumentando a produtividade e facilitando o intercâmbio de conhecimento entre as unidades. Entretanto, já percebi algumas limitações do serviço, tais como a impossibilidade de compartilhamento automático dos documentos, o que para usuários inexperientes pode ser uma dificuldade.

De qualque forma, continuarei testando o Google Docs e quanto terminar de implementar a estrutura retorno com mais impressões.

2 respostas a Google Apps

  1. Mallmann diz:

    Olá, lhe adianto que o serviço se adequa perfeitamente as funções desempenhadas por um escritório de advocacia.

    Eu implementei no escritório, o meu maior medo é realemente a privacidade.

    Não parei para olhar os contratos, olhando por cima achei bem duvidosos.

    Se souber de algo neste sentido, me avise, da um ate um bom artigo!!!

    Abraco.

    *meu teclado comeu quase todos os acentos!!!

  2. Olá Thiago, tudo bem?

    Também sou entusiasta das novas tecnologias, sou analista de sistemas e agora, estudante de direito.

    Gostei muito do seu blog, e o acompanharei de agora em diante, o tipo de trabalho que você executa é exatamente o que pretendo fazer ao me formar em direito.

    Mas deixando os confetes de lado, gostaria de seu comentário a respeito do seguinte: publiquei em meu blog uma leitura crítica da EULA do google, pode ser vista em: http://www.tecdom.com.br/blog/2008/10/08/o-google-e-inconstitucional/ onde em sua cláusula 11.1 a referida EULA diz o seguinte:

    11.1 O usuário retém direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tiver posse em relação ao Conteúdo que enviar, publicar ou exibir nos Serviços ou através deles. Ao enviar, publicar ou exibir conteúdo, o usuário concede ao Google uma licença irrevogável, perpétua, mundial, isenta de royalties e não exclusiva de reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, distribuir publicamente, exibir publicamente e distribuir qualquer Conteúdo que o usuário enviar, publicar ou exibir nos Serviços ou através deles. Essa licença tem como único objetivo permitir ao Google apresentar, distribuir e promover os Serviços e pode ser revogada para certos Serviços, conforme definido nos Termos Adicionais desses Serviços

    Como você lida com isso, já que, pelo que entendi usa essa ferramenta para editar os documentos de seus escritório? Você aceita que o dono seja “dono” de seus documentos também? Ou simplesmente essa cláusula da EULA é abusiva e você já está pronto para “derrubá-la” quando for necessário?

    Grato pela atenção.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: