Intróito

Caros colegas de profissão e entusiastas da tecnologia.

Este blog nascente consistirá em publicação híbrida, tal como o seu idealizador e principal contribuidor. Se, por um lado, sou advogado militante no estado do Rio de Janeiro, atuando majoritariamente na área tributária e consumerista; por outro, sou nerd convicto, geek decano, fascinado por novas tecnologias e pelos maravilhosos e apaixonantes gadgets recém-lançados. O liame que conectava essas duas paixões em minha vida, até o surgimento de Advocacia e Tencologia, era apenas um, o setor de TI da minha banca de advocacia, pelo qual sou responsável.

Um das motivações por trás deste blog está na demora da comunidade jurídica em abraçar definitivamente a informática; e não pensem que estou falando apenas em utilizar um software para controlar processos e receber mensagens com andamentos processuais. De todos os profissionais, o advogado é certamente um dos últimos a mergulhar de cabeça neste admirável mundo novo, deixando de se beneficiar da tecnologia de ponta utilizada em larga escala.

Não cabe adentrar agora na lentidão da produção legislativa em nosso país. O célebre adágio de que a lei anda a reboque dos fatos, ainda é uma realidade, e, ao que tudo indica, continuará sendo. Contudo, nada impede que o advogado utilize em seu cotidiano ferramentas tecnológicas avançadas, não só para a sua militância, como também para o seu aprendizado e reciclagem profissional.

O e-learning é uma realidade, mas não se trata apenas do convencional ensino à distância. Além dos cursos já oferecidos por dezenas de instituições brasileiras, existem novas mídias utilizadas em larga escala no exterior, tais como os webcasts ou podcasts, que ainda são obscuras no Brasil.

É objetivo de Advocacia e Tecnologia realçar estas novas mídias, divulgando-as e encorajando a produção nacional deste tipo de material.

Além do conteúdo jurídico, não faltarão tech reviews e sugestões tecnológicas para facilitar, agilizar e tornar mais produtivo o cotidiano do advogado.

Entretanto, informo desde logo que quando me deparar com algo vibrante no mundo da informática, mesmo que aos meus olhos não tenha aplicação direta dentro do universo jurídico, não hesitarei em compartilhar com vocês. E a recíproca é verdeira; por vezes publicarei artigos de cunho estritamente jurídico, eis que, como ressaltei no início, Advocacia e Tecnologia é um blog híbrido, onde causídicos e geeks se encontram…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: